No momento, você está visualizando Como Preparar seu Negócio Para a Black Friday

Como Preparar seu Negócio Para a Black Friday

No dia 25 de novembro, é o dia da Black Friday, um dos maiores dias de compras do ano e o início das compras de fim de ano. A Black Week geralmente começa na segunda-feira antes da Black Friday, 22 de novembro, e se estende até a Cyber ​​Monday, 29 de novembro deste ano. Algumas lojas também têm vendas que começam ainda mais cedo e/ou terminam depois da Cyber ​​Monday.

 

É importante para o negócio começar a se preparar o quanto antes para esta data. Planejamento é fundamental para lidar com toda a demanda de vendas, entender o seu consumidor e corrigir os problemas antes de que apareçam. Preparei algumas dicas para te ajudar nesse processo.

 

Comece cedo

 

Para fazer uma Black Friday bem feita é preciso começar a se planejar agora em Julho. Tão cedo assim, Luize? Sim!

 

Já converse com seus fornecedores, negocie preços, produtos que entrarão na promoção, que farão um preço especial, e compre volume baseado no preço que você quer fazer nesta data, negocie a entrega para garantir que estejam no estoque antes.

 

Se você produz seu próprio produto, negocie e compre antecipado com seus fornecedores de matéria-prima. Se você importa os produtos, já faça a sua compra agora, pois produtos importados demoram mais pra chegar.

 

De olho no Procon

 

Com 60 dias antes da Black Friday, ou seja em Setembro, você já não pode modificar preços “de” da sua loja online, pois o Procon começa a acompanhar os preços feitos pelos e-commerces.

 

Por tanto, se você já tem definido os produtos e o preço que eles irão na Black Friday, você não mexa nesses preços até o evento. Pode fazer uma promoção, mas nada abaixo do valor que será feito na Black Friday.

 

Teste e verifique se seu site está preparado

 

Verifique se seu site está pronto para a Black Friday verificando possíveis falhas. Verifique se o site aguenta o tráfego esperado durante todo o evento. Com o aumento nesse volume de tráfego, a compra também pode ser sinônimo de preocupação para seus clientes e as equipes de e-commerce. Pois problemas de operação, performance e até segurança se tornam mais suscetíveis.

 

E isso inclui compras feitas pelo celular, sua loja de e-commerce deve estar funcionando para smartphones e tablets e, portanto, ter um layout compatível com dispositivos móveis.

 

CRO nas páginas dos produtos

 

Apostas definidas e pedidos feito com os fornecedores é hora de otimizar a página desses produtos.

 

Verifique se o título está bom para SEO, se a descrição e as informações técnicas do produto estão claras, corretas e atrativas. Trabalhe uma copywrite e o encantamento do cliente na página do produto.

 

Planejamento das mídias

 

Outra coisa que você já pode ir preparando é como e onde será feita a divulgação do evento. 

 

Estará nas redes sociais? Em quais formatos? Hoje existem muitos formatos como vídeo, Stories, foto, Reels, Lives. Como você atuará em cada uma?

 

Crie uma landing page de captação de leads interessados em saber das suas ofertas de Black Friday, e a partir desses leads dispare e-mail marketing com ofertas de esquenta.

E não podemos esquecer dos anúncios pagos. Tanto Google Ads quanto Facebook Ads é preciso planejar o que vai anunciar e começar cedo para pegar o lead mais barato. Quando vai chegando mais perto da data vai ficando mais caro.

 

Espero que tenha te ajudado a planejar essa data importante para seu negócio e transformar a data em algo positivo para sua marca. Preocupe-se desde já em chamar a atenção desses consumidores, e em preparar sua loja para recebê-los. 

 

Mais próximo da data trarei mais checklist do que você precisa ter atenção e se planejar.

 

Até a próxima!

 

Deixe um comentário