Você está visualizando atualmente Planejamento de Marketing Digital 2020: por onde começar?
Group of casually dressed business people discussing ideas in the office. Creative professionals gathered at the meeting table for discuss the important issues of the new successful startup project.

Planejamento de Marketing Digital 2020: por onde começar?

  • Categoria do post:Planejamento

O ano está acabando e você vai comemorar o resultados de 2019 dos seus negócios ou não? 

A sua empresa teve um plano a seguir durante o ano? 

Se teve, foi só baseado em números e orçamentos? 

Se mais de uma resposta foi ‘não’ você precisa ler esse artigo até o final e iniciar hoje o seu planejamento de marketing digital 2020.

POR ONDE COMEÇO O MEU PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL?

O planejamento de marketing em geral, sendo digital ou não, é o meio através com o qual a sua empresa alcançará seus objetivos e metas que você estabeleceu.

E por onde começar esse planejamento?

Analisando o cenário em que a sua empresa está, o mercado, o segmento, se está em ascensão ou recessão, tendências, comportamento do consumidor, concorrência, histórico de vendas da sua empresa (se sua empresa está começando tudo bem não ter esse dado).

Através dessa análise você criará uma análise SWOT onde destacará suas forças e fraquezas, e as oportunidades e ameaças.

OBJETIVOS

Em seguida vem os objetivos que descrevem aonde você quer que a sua empresa chegue, portanto é obrigatório no processo de planejamento.

Gosto de trabalhar com três objetivos:

1. Negócio: relacionado ao propósito da empresa, o que ela quer a curto ou longo prazo, como por exemplo maximizar receita, ou lucros, ou retorno sobre investimento, ou minimizar custos. 

2. Marketing: está sempre a obter ou manter clientes, como por exemplo fidelizar clientes, expandir mercado, crescer marketshare, combater a concorrência dentre outros. 

3. Comunicação: trabalha com os elementos promocionais, posiciona a marca para colocar a sua imagem na mente do consumidor, como por exemplo posicionamento da marca, branding, etc.

A partir destes objetivos é que definimos os indicadores de sucesso (KPIs e Metas) e indicadores de acompanhamento dos resultados (Métricas).

METAS, KPI’S E MÉTRICAS

Nas metas será onde você quantificará seus objetivos e colocará prazo para serem executados. Por exemplo, se um dos seus objetivos for “Aumentar o faturamento anual da empresa”, sua meta será “Crescer em faturamento 10% em relação ao ano anterior”.

E os KPI’s são os indicadores-chave de desempenho, que nada mais é do que as métricas que você eleger como essenciais para avaliar um processo de sua gestão. Um KPI para o exemplo acima seria Faturamento das vendas.

E as Métricas serão formas de mensurar se seu plano está dando certo ou não. Para o exemplo pode ser vendas, faturamento, ticket médio e taxa de conversão, por exemplo.

PÚBLICO-ALVO

Aqui você definirá qual é o seu público-alvo, se é interno ou externo; funcionário, consumidor ou fornecedor; dados demográficos (faixa etária, sexo, renda, ocupação, escolaridade, classe social), dados geográficos (país, região, estado, cidade, clima), psicográficos (estilo de vida, hábitos, opiniões, interesses) e comportamental (benefícios procurados, frequência de uso, método de uso, frequência de compra).

POSICIONAMENTO

O posicionamento é como o seu consumidor enxerga a sua marca e um bom posicionamento é aquele em que a imagem que a sua empresa espera passar é a mesma na mente do consumidor.

Definir um posicionamento de marca no planejamento de marketing contribui para a comunicação da empresa perante o mercado e o consumidor.

TÁTICAS DE MARKETING

Chegou o momento de  você definir o modo que você fará para cumprir as suas metas. Tem as mídias próprias (site, redes sociais, blog, SEO, aplicativo), mídia paga (links patrocinados, Facebook Ads, Instagram Ads, YouTube Ads) e as mídias conquistadas (é o boca a boca, viralização de contéudo, o que falam da sua empresa de forma expontânea).

Dentro de cada uma delas você definirá as estratégias para atingir suas metas.

CRONOGRAMA E CALENDÁRIOS

Crie um cronograma com o que precisa ser executado, quando, como e quem será o responsável para melhor controle da ação do planejamento. E além disso é essencial ter um calendário de eventos principais durante o ano para melhor controle das estratégias de marketing.

ORÇAMENTOS E MONITORAMENTO

Um orçamento adequado ajuda a prever os limites dos gastos e organizar seu plano de ação dentro desse limite. E para finalizar cria-se planilhas de monitoramento para acompanhar as metas diariamente todos os meses, e se precisar criar novos planos de ação para que a meta seja atingida.

Pronto! Agora que você já sabe montar o seu planejamento de marketing digital que tal iniciar o seu hoje mesmo?! Aproveita para começar 2020 já com o pé direito.

Não se sente seguro em fazer sozinhx? Não tem problema, entra em contato comigo aqui que ficarei feliz em te ajudar.