De certo você já deve ter ouvido falar em ter uma Persona na hora de montar a sua estratégia de marketing digital. E daí você pensa, o que é isso? Como faço para ter uma persona? É de comer ou de passar no cabelo? Não se desespere porque te contarei aqui tudo sobre Persona.
O que siginifica Persona
Persona nada mais é que a personificação do seu cliente ideal, cria-se um personagem fictício com características e comportamentos do público que a sua empresa se direciona.
Para construir uma persona precisa de uma pesquisa dos dados reais sobre demografia, motivações, objetivos, necessidades, desafios, preocupações, qual dispositivo que usa mais, hobbies etc. Quanto mais detalhado for o perfil da persona, mais assertivo você será nas suas estratégias.
Uma boa persona passa pelo contato com seu público-alvo, afinal de contas ela pertence ao seu público-alvo. Se você possui uma base de clientes que já consomem de você, também vai ajudar bastante na observação do comportamento deles, e você pode até fazer uma pesquisa também e vendo o que eles têm em comum.
O objetivo da criação de uma persona é possibilitar ao marketing e a área de vendas uma melhor compreensão sobre quem é e como se comunicar com o seu público.
Qual é a diferença entre persona e público-alvo
Está tudo bem você ficar um pouco confusa com esses conceitos, por isso exemplificarei cada um deles.
- Público-alvo: Mulheres, de 30 a 50 anos, que estão começando uma família ou possui uma família pequena que moram no Paraná ou Santa Catarina. São de classe B e C, ganham em torno de 5 até 20 salários mínimos e na sua maioria com ensino superior completo. Geralmente trabalham em entidades privadas, como bancos, empresas e empresas próprias.
- Persona: Daniela tem 35 anos, casada, com filhos e tem como hábitos trabalhar, praticar exercícios 3x na semana e ficar com a família. Sua maior frustração é equilibrar seu tempo entre trabalho e família. Tem um estilo de vida ativo, trabalha muito, busca cuidar da saúde com caminhadas e exercícios físicos. Suas crenças são “Não consigo economizar” e “Eu mereço comprar um presente pra mim”.
Entendeu?
A persona humaniza e traz mais informações, é personalizada. Você pode ter uma ou mais personas, só cuidado para que isso não atrapalhe mais que ajude.
A importância de ter uma persona
O principal motivo de se ter uma persona é conhecer melhor seu público para adotar estratégias de marketing mais assertivas e oferecer melhores soluções.
A criação da persona precisa estar dentro do seu planejamento de marketing, é ela que orientará as suas estratégias em mídia, a comunicação e o tom do seu conteúdo, direciona a equipe (se você tiver) para um tipo de cliente foco, além de:
- Melhor segmentação: conhecendo a sua persona você direcionará o conteúdo exato, no momento certo para esse público.
- Quando você oferece o conteúdo certo, através da mídia correte, você proporciona uma melhor experiência com a sua marca.
- Contéudos mais assertivos;
- Mais engajamento;
Mas não basta você criar a sua persona e não encaixar nas suas estratégias de marketing digital. É preciso incluí-la nas suas ações digitais contribuindo para alcançar os principais objetivos da sua empresa.
Muita coisa para assimilar né? Normal se sentir confusa sem saber por onde começar, por isso criei um Grupo de Mentoria de Marketing Digital. Já imaginou ter uma profissional de marketing digital com vasta experiência de mercado te auxiliando a montar o planejamento de marketing da sua empresa?
Cadastre-se na lista de espera para ser a primeira a saber quando abrirei a nova turma. que em breve abrirei nova turma.
Pingback: Arquétipos de Marca - Consultoria de Marketing Digital por Luize Machado