Você já ouviu falar em Metas SMART? Uma meta SMART é um modelo que pode ser usado por empresas, corporativas ou pessoas para alcançar objetivos e obter resultados de maneira inteligente. Este modelo é definido com base em cinco critérios: ela deve ser específica, mensurável, atribuível, realista e temporal.
Seu conceito foi criado por George Doran, executivo da Washington Water Power, que em 1991 a apresentou no artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” – Há um caminho inteligente para escrever os objetivos e metas da administração. Foi originalmente criados para empresas.
Só definir as metas, não é suficiente para alcançar os resultados que você propôs. Aplicando este modelo, pode ser um atalho poderoso para alcançar o sucesso dos seus projetos.
A sigla SMART serve para te auxiliar na organização. É normal mesmo para os gestores ficarem confusos ao descrever os resultados que desejavam alcançar, principalmente com o acesso a um excesso de informações, prejudicando o foco na tarefa.
Abaixo estão as características de uma meta SMART:
- S (Específica): consiste em saber o que será alcançado e as ações que serão tomadas para chegar lá;
- M (Mensurável): é preciso ter indicadores para mensurar o progresso da meta;
- A (Atribuível): é necessário especificar quem será o responsável pelo alcance da meta;
- R (Realista): defina metas que podem ser realmente atingidas, levando em consideração os recursos disponíveis;
- T (Temporal): tenha um prazo para alcançar a meta;
Como eu aplico cada meta?
S (Específica)
O primeiro passo para utilizar as metas SMART como ferramenta é definir um objetivo que seja específico, como por exemplo, aumentar as vendas. Ao definir o objetivo, seja específico sobre o que deseja alcançar. Pense sobre esse critério como uma espécie de missão para a sua meta.
Não é preciso detalhar ainda como vai alcançá-lo, mas é importante responder questões como:
- O que eu desejo alcançar?
- Por que essa meta é importante?
- Quem são os envolvidos?
- Quais são os recursos necessários?
M (Mensurável)
Definir uma meta mensurável significa ter a possibilidade de acompanhar o seu progresso e, ao final, identificar quando ela foi alcançada.
Porque de nada adianta você colocar em prática um plano de ação se não há como acompanhar se ele vem dando certo.
É importante que os seus objetivos sejam mensuráveis para que você possa medir o progresso e continuar motivado.
Na hora de definir suas metas, procure responder questões como:
- Quais são os resultados esperados, em termos quantitativos?
- Como vou saber se minha meta foi alcançada?
- Quais métricas podem ser usadas para acompanhar os resultados?
A (Atribuível ou Atingível)
Ao definir um objetivo atingível, você separa a fantasia da realidade. Ou seja, sua missão aqui é estabelecer algo viável, que pode ser alcançado. É preciso que a meta tenha um dono, seja um profissional ou uma equipe. É preciso especificar quem vai realizar as atividades necessárias para atingir o objetivo.
Para saber se a sua meta é atribuível, procure responder questões como:
- Quais são as equipes ou pessoas responsáveis alcançar a meta?
R (Realista)
Esse critério tem relação com assegurar-se de que a meta pode de fato ser atingida. É importante ter objetivos desafiadores para aumentar a motivação, mas, quando eles são impossíveis de alcançar, podem acabar tendo o efeito oposto, frustrando a equipe.
Para saber se a sua meta é realista, procure responder às seguintes questões:
- Quão realista é o objetivo, considerando fatores diversos, como o orçamento disponível?
- Tenho todos os recursos necessários para o alcance do objetivo?
T (Temporal)
Todo objetivo precisa de um prazo. Caso contrário, você pode dar prioridade a outros projetos e até mesmo procrastinar e abandoná-lo pelo caminho. Essa é a ideia desse tópico: evitar que tarefas do dia a dia entrem no caminho dos seus objetivos maiores, além de criar senso de urgência.
O melhor a fazer é definir um cronograma com uma previsão de datas para cada uma das tarefas que prever no plano de ação.
Para garantir uma meta temporal, responda às seguintes perguntas:
- Qual é o prazo final do projeto?
- O que pode ser alcançado nesse período?
Para um negócio bem sucedido ou até mesmo para nossa vida pessoal, vemos a importância de ter e de definir objetivos, além de apontar as características que uma meta deve ter.
O primeiro passo é definir “Quais são alguns objetivos que você deseja alcançar daqui para a frente?” e a partir desta pergunta, organizando seu tempo você pode começar a implementar esta ou outras técnicas para atingir seu sucesso.