No momento, você está visualizando Food Marketing e Tik Tok

Food Marketing e Tik Tok

De acordo com o Ranking Brand Finance Global 50, o TikTok é a plataforma que mais cresce no mundo. Por isso, pode realmente contribuir para o sucesso de marcas ou empresas de diferentes setores, e a indicação de restaurantes ou o “food marketing” é uma dessas categorias que tem ganhado destaque.

 

We Coffee

Os perfis podem ser especializados em food marketing, ou apenas alguém dando uma dica, mas estão sendo responsáveis pelas filas enormes de alguns restaurantes de pessoas querendo experimentar o que viram em algum vídeo ou reels. Um dos exemplos é a cafeteria com estilo oriental We Coffee, no Bairro Liberdade em São Paulo, que teve vários vídeos virais principalmente por causa de seu cachorro quente doce de morango e seus cafés diferentes, tudo compondo um ambiente ótimo para ser postado e divulgado nas redes sociais. Desde sua inauguração em 2020, até hoje o We Coffee enfrenta filas de horas com pessoas influenciadas pelos vídeos no Tik Tok. 

Não somente cafeterias com estilo “instagramável”, mas a influência do público por causa de vídeos nas redes sociais vem crescendo cada vez mais no Brasil. Com certeza você já deu de cara com algum vídeo deste modelo indicando restaurantes ou que algum amigo já te enviou. Mas porque esse tipo de ‘review’ em particular tem se tornado tão popular? Afinal, as redes sociais já estão presentes na nossa vida faz tempo e sempre existiu indicação de restaurantes em jornais, blogs, etc.

 

Marketing viral?

Um dos motivos pode ser o resultado que tantas marcas almejam atingir hoje em dia e não, não é o marketing viral, e sim o relacionamento com o consumidor. No marketing, se fala que o futuro do relacionamento de empresas e suas equipes com os clientes vai depender de as organizações estarem completamente conectadas com aquilo que seu público quer, necessita e faz. Assim, pegando o exemplo dos restaurantes, unindo o útil ao agradável, esses vídeos do Reels e Tik Tok estão levando sua divulgação aos futuros clientes sem ao menos o estabelecimento pedir. Outro motivo que agrada ao público que assiste esses vídeos, mais do que um post no Instagram por exemplo, é a simplicidade e a honestidade com que é feito. Não é necessário pagar alguma coisa para conseguir transmitir conteúdos específicos a um determinado público-alvo. O consumidor não precisa e não quer mais depender de um crítico de comida, ou um influenciador digital que só faz conteúdo pago por dinheiro. 

A praticidade que vai muito além do algoritmo, a opinião real de quem está indo lá, gravando em um vídeo curto e objetivo, sem muita edição de como é a comida, o ambiente, o atendimento e o preço. Isso conquista muito mais do que fotos tiradas profissionalmente ou esperar o “boca a boca” de conhecidos que foram no estabelecimento, hoje você pode ver instantes depois de ser postado. De clientes reais para consumidores reais.

 

Aprendizagem

Os negócios tem muito o que aprender com essa influência de dicas nas redes sociais, algo que pode lotar ou até mesmo esvaziar o seu estabelecimento. Há espaço nas redes inclusive para a criação de perfis dos próprios food service falando sobre si mesmos. Você não precisa necessariamente imitar o que os outros estão fazendo, afinal cada lugar e cada negócio é diferente, explore seu diferencial, experimente diferentes formatos para descobrir quais prendem melhor a sua audiência e atraem mais seguidores. Você precisa ser o principal fator para diferenciar seu restaurante e transformá-lo num ambiente convidativo para que as pessoas queiram avaliá-lo e divulgá-lo.

Exemplos de vídeos:

https://vt.tiktok.com/ZSdEN2JL7/?k=1

https://www.instagram.com/reel/CfZfeeBpAyV/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

https://vt.tiktok.com/ZSdEN9VPJ/?k=1

Deixe um comentário