Os clientes estão mais bem informados e têm mais opções do que nunca. O comércio eletrônico também facilitou modelos de negócios inovadores e o marketing digital faz um papel que ajuda as empresas a ficarem online e ampliarem seu alcance. Embora a inteligência artificial esteja ajudando as empresas a encontrar novos caminhos de crescimento online, isso às vezes tem um custo para os proprietários de marcas que podem lutar para estabelecer um diálogo direto com os consumidores. Afinal, nossos clientes ainda são pessoas reais.
A realidade aumentada, o machine learning e a inteligência artificial também estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. A maneira como as empresas trabalham e a jornada de compra dos seus consumidores também precisam evoluir.
O que o consumidor do futuro quer?
Os consumidores esperam uma experiência digital rápida e tranquila para aproveitar em seus aplicativos móveis e redes sociais favoritos, de se conectar com as empresas que gostam, além de conhecer novas. Neste novo cenário, os consumidores querem ser atendidos rapidamente mas de forma personalizada. As respostas automáticas de boots são generalistas e fazem com que a experiência do cliente nem sempre seja boa.
O uso de métricas e indicadores se tornou fundamental para compreender o que está dando certo, realinhar as estratégias que não estão funcionando e posicionar melhor a empresa dentro das expectativas e demandas do seu público-alvo.
Invista em estratégias omnichannel, unindo as ações da loja física com as do seu e-commerce.
Estratégias omnichannel são muito mais do que oferecer diversos canais de contato entre os clientes e a empresa. Elas fazem a integração dos canais, como se fosse uma troca de informações entre eles por meio de um banco de dados compartilhado.
Isso permite que um atendimento iniciado em um canal (no seu site, por exemplo) possa prosseguir por telefone ou chat sem que o cliente precise enviar novos dados e repetir informações.
Como posso organizar a minha empresa para o omnichannel?
- Selecione os canais que mais combinam com sua estratégia de negócio;
- Integre os canais;
- Monitore os canais individualmente;
- Mantenha as informações alinhadas;
- Comprar online e retirada na loja precisam estar bem alinhados;
- Valorize o pós-vendas;
- Como funciona a jornada de compra do nosso consumidor? Ela passa por mais de um canal?
O cliente evita comprar de empresas que não oferecem uma boa experiência de compra, seja no online ou no offline. Então não adianta somente investir em tecnologia e no omnichannel se sua empresa não entende as necessidades, dores e desejos dos consumidores. Só assim sua empresa estabelece pontos de contato e venda eficazes e, mais importante, define uma estratégia que realmente engaje e encante os consumidores.
Pingback: Digitalização da Avon e Natura | Consultoria Luize Machado