Você está visualizando atualmente Brasileiros e a Influência Digital

Brasileiros e a Influência Digital

Você sabia que os brasileiros são uma das populações que mais consomem conteúdo em social media e publicidade? Um estudo conduzido pela plataforma CupomValido com dados da Statista e da HootSuite revela que o Brasil é o país mais influenciável globalmente. Hoje no Brasil, os influenciadores são mais relevantes na decisão de compra pelos canais digitais, ou seja, muitos usuários já fizeram alguma compra porque foram influenciados por criadores digitais ou celebridades.

Atualmente, 83% da população está exposta a algum tipo de publicidade, seja ela online ou offline. ​​O brasileiro em média possui pelo menos 2 telas para acessar conteúdos em vídeo, 78% consome conteúdo em TV ou streaming diariamente. E 94% da população consome conteúdos através do celular. 

Das redes sociais mais utilizadas estão YouTube, WhatsApp (segundo país que mais usa o app), Facebook (quarto país com mais usuários na plataforma), Instagram (terceiro país com mais usuários na plataforma) e Twitter. O Tik Tok também ganha destaque no Brasil emergindo como uma das principais plataformas para criadores de conteúdo e marcas. Com isso, a publicidade no TikTok vem ganhando espaço nos planos de mídia de pequenas, médias e grandes empresas. E este tempo todo que a população passa online se torna o palco ideal para as marcas exporem seus produtos por meio de pessoas com milhões de seguidores ou através de anúncios.

Virou Negócio

A produção de conteúdo é uma profissão que tem crescido exponencialmente no Brasil nos últimos anos. Atualmente os digital influencers, youtubers, blogueiros e tiktokers, informalmente falando, são considerados profissões e são responsáveis por gerar renda e empregos no país através de parcerias com marcas ou negócio próprio. Hoje existe até cursos e agências de publicidade com foco em cuidar da carreira de influenciadores digitais.

Houve um tempo, nem tão distante assim, em que ideias dignas de debates e para ser considerado alguém influente vinha apenas de grandes personalidades de diversas áreas do conhecimento, políticos, cientistas, militantes ou celebridades renomadas como atores e diretores.  Mesmo que o uso das redes sociais seja algo normal da geração de hoje em dia, este relacionamento do brasileiro com as mídias e da internet, é destaque diante de muitos países.

O sucesso é tanto que chega a ser destaque em países europeus, como foi o caso de Luccas Neto em Portugal, que recentemente foi assunto em matéria publicada pelo jornal português Diário de Notícias, onde chamou a atenção dos pais de crianças portuguesas ao afirmarem que o seu sucesso está fazendo várias crianças a “falarem brasileiro”. Os vídeos dos youtubers brasileiros, são mais assistidos pelos portugueses do que os locais, podendo influenciar a forma de falar e o sotaque de algumas crianças. Além de seu conteúdo no youtube, Luccas Neto possui merchandising infantil como mochilas, itens de papelaria e brinquedos que as crianças fazem fila para comprar, assim como sua agenda de shows de lota teatros de todo o país.

Lado Negativo

Entre várias críticas e preocupações que acabam fazendo parte do fenômeno de influencers. Não só no mundo dos anúncios e da publicidade, pode se dizer que as redes sociais se tornaram terra de ninguém, favorecendo alguns influenciadores, que encontram liberdade para fazer o que bem entendem. Na área financeira, hoje vários prometem cursos que te garantem ganhar uma fortuna imediata, ou até na área da saúde pessoas que fazem propaganda de remédios e itens de emagrecimento. Sem falar na saúde mental e na cultura do cancelamento como consequência dessa exposição constante.

O problema não está na tecnologia ou no influenciados do Tik Tok e sim na relação que as pessoas têm com o que escolhem consumir na internet. Todas as atividades possuem a sua importância quando utilizadas adequadamente. Se formos comparar, antes a televisão e jogos eletrônicos também eram considerados vícios e influência entre a sociedade. A internet, está ai e hoje faz parte da profissão de muita gente, é importante sabermos lidar com seu lado positivo e negativo e como afeta esta influência com o público.

Você já foi influenciado à comprar algo por algum criador de conteúdo?

Deixe um comentário