Sim! Já Vamos começar a falar de Black Friday agora em julho. E por quê com tanta antecedência?
Mesmo com o cenário de pandemia e isolamento social as vendas pela internet ou mesmo Whatsapp aceleraram neste período e muitas empresas se adaptaram a nova realidade digital.
E como muitos já sabem essa é a maior data de vendas do segundo semestre, que normalmente representa 60% da venda do mês de novembro e 20% no total anual de uma empresa.
PLANEJE-SE PARA A BLACK FRIDAY
Por isso listei algumas sugestões, principalmente para quem trabalha com venda de produtos, para se planejar para a Black Friday 2020:
- Veja seu catálogo de produtos, analise e já separe algumas ofertas que seriam interessantes para a sua Black Friday. Pense em produtos que já são sucessos em vendas ou que têm potencial. Se um produto normalmente não vende bem nem com um preço atrativo ele não é a sua melhor aposta para esse período;
- O preço é muito importante nesta data, por isso lembre-se que precisa ser o menor preço dos últimos 60 dias antecedentes a data da Black Friday. Esse regulamento foi criado pelo Procon depois da primeira Black Friday no Brasil.
- Se o preço é a atração principal o estoque precisa atender essa demanda que surgirá. Analisem a venda mensal das apostas, o preço que normalmente vende, como foi a venda do ano anterior neste evento para então fazer uma projeção e não faltar estoque ou você ficar com um estoque muito alto depois;
- E se o essencial para a Black Friday é aposta, preço e estoque, nada mais justo que você comece desde já a negociar com os seus fornecedores. Hoje em dia a maioria já está preparado para essa data forte e por isso já oferecem melhores condições e também já se programam com o estoque e entrega para essa data.
PARA QUEM OFERECE SERVIÇOS
E se você é um prestador de serviço também já pode pensar na sua Black Friday. Será que tem como agregar algum produto ao seu serviço? Se for o caso então também já precisa ir atrás de fornecedores para esse planejamento. Ou mesmo fechar parcerias com outros serviços e profissionais. O que for mais atrativo para o seu público.
Gostaram das dicas? Vejam como se aplica no seu negócio e qualquer dúvida deixem nos comentários abaixo que terei o prazer em responder.